XXVI CBBD - XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO 2015: BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO - 22 a 24 de julho de 2015
XXVI CBBD - XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO 2015: BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO - 22 a 24 de julho de 2015
 

Apresentação do 26º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015

“Biblioteconomia, Ciência e Profissão”


O CBBD tem como objetivo discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolar, pública, comunitária, universitária e especializada.

Neste sentido, alinhado à plataforma da presente gestão “Advocacy para o fortalecimento das bibliotecas brasileiras” e visando articular e aproximar os profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação – os da linha de frente das bibliotecas e centros de informação e os acadêmicos e pesquisadores - propomos um tema amplo e representativo: “Biblioteconomia, Ciência e Profissão”. Entendemos que todos construímos a Biblioteconomia diariamente, cada um na sua especialidade, e queremos criar neste evento um espaço de integração e reflexão. O tema geral do evento é o mote para convidarmos todos a refletir e oferecer sua colaboração individual para o fortalecimento da nossa área. Acreditando que juntos somos mais fortes e poderemos conquistar os espaços que sonhamos, e continuar consolidando o trabalho já realizado. Queremos ampliar as ações para que nosso país tenha de fato um Sistema de Bibliotecas com plena capacidade para atender às necessidades de nossas comunidades e fomentar novas demandas. Sabemos que em alguns espaços do território nacional a missão de uma biblioteca é mal conhecida e, também por isso, exaltamos a profissão e recorremos à Ciência como suporte aos projetos consolidados, ou em fase de desenvolvimento.

Nosso convite é para que, independentemente do segmento de atuação de cada um, tenhamos um olhar mais abrangente para a área de Biblioteconomia, como resposta às dificuldades específicas de nossas bibliotecas. Os avanços esperados nas bibliotecas públicas e escolares, devem ser bandeiras de todos os profissionais, professores, alunos, pesquisadores e cientistas da informação.

Para proporcionar as discussões, o evento terá a seguinte estrutura:

O espaço “Conversando sobre...” é uma inovação desta edição. Trata-se de atividade na qual dois especialistas em determinado assunto apresentarão suas práticas profissionais com o intuito de provocar uma discussão ampla com os participantes. O objetivo é criar um ambiente propício ao diálogo entre apresentadores e assistentes, que permita a troca e compartilhamento de experiências bem sucedidas na área.



A+

A-

A=